Início > Atualidades > Saúde Pública

Saúde Pública


O assunto dessa vez é saúde. Melhor, saúde pública. Em um artigo para o The Wall Street Journal, David Gratzer comentou sobre as leis que os Democratas esperam aprovar no Congresso Americano sobre o sistema de saúde daquele país. Ele colocou questões pertinentes e dados que até então para mim eram desconhecidos. Fez uma comparação entre os sistemas americanos e canadenses.

David demonstra que um sistema de saúde totalmente estatal não é a maravilha que as pessoas pregam. Disso eu já sabia, até porque no Brasil possuímos um sistema desses. E depois que tive um familiar acidentado (atropelamento) e tive que utilizar o nosso INSS eu sei bem o calvário que as pessoas passam quando tem que usar o sistema público de saúde.

As informações novas dizem que muitas das cidades canadenses se utilizam do sistema privado de saúde dos EUA. Afirma que, por exemplo, entre 2006 e 2008 Ontário enviou mais de 160 pacientes para sofrerem cirurgias neurológicas em hospitais em Michigan e Nova York. Informou, também que um estudo do próprio governo canadense informou que apenas a metade dos pacientes emergenciais são tratados com a tempestividade adequada de acordo com padrões nacionais e internacionais. E que um estudo publicado pela Lancet Oncology ano passado  a taxa de sobrevivência ao câncer é maior nos Estados Unidos e outro estudo do Joint Canada/U.S. Survey of Health  indica que os americanos possuem mais acesso a exames preventivos e uma maior taxa de tratamento de doenças crônicas.

São dados interessantes o suficiente para um debate mais técnico e mais racional.

Anúncios
  1. Anrafel
    junho 10, 2009 às 9:30 pm

    Acho que aí pede uma correção: “… o suficiente para um debate mais técnico e mais racional”.

    Não sei por lá, mas aqui, sem plano de saúde não dá. E olhe que eles ainda deixam a desejar, além de alguns sem regularização junto à agência de saúde complementar, o que, claro, pode ser apenas o ponto de partida para fraudes e quebra de contratos.

    Agora, tem uma coisa: como quase tudo no país, tendo conhecimento do canal e da pessoa certos, você faz tudo pelo SUS, até o procedimento mais sofisticado.

    • vilarnovo
      junho 11, 2009 às 12:33 am

      Correção feita! Obrigado.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: