Início > Irã > Novamente o Irã

Novamente o Irã


Eu não tenho tanta esperança assim em relação ao Irã. Mousavi pode ser chamado de moderado em relação ao Ahmadinejad, mas está longe de ser o reformista que muitas pessoas acreditam. O que está acontecendo no Irão é um brutal batalha política entre a elite do clero islâmico. Lembre-se que Mousavi é um dos representantes dessa elite, estava no comando do país durante a guerra do Irã-Iraque e matou algumas centenas de opositores. Khamenei está na posição de alto líder pois esse foi o desejo de Khomeini, não por, digamos, merecimento e muitos dos clérigos/políticos do Irão nunca o engoliram.

Esperar que caso o Mousavi prevaleça ele realize mudanças importantes não passa de um wishful thinking. Para se ter uma idéia, Mousavi, Khatami, Kerroubi, Rafsanjani hoje todos na oposição, são os mesmos que ocupavam a liderança na Revolução de 79. O alto clero está reunido na cidade sagrada de Qom ao comando de Rafsanjani. Chama-se Assembléia dos Especialistas. É essa assembléia que elege o Guardião da Lei Islâmica que foi o Khomeini e hoje é o Khamenei. Parece que essa reunião extraordinária é inédita. Também é digo de nota que os protestantes levam fotos de Khomeini e a cor escolhida é a verde, cor do Islã.

O máximo que podemos esperar de Mousavi é um relaxamento do regime para que o clero continue no poder tal qual os chineses fizeram.

Em um ponto concordo com Obama: não há muita diferença entre Ahmadinejad e Mousavi. Mousavi é um político mais hábil que Ahmadinejad que é muito mais um testa de ferro de Khatami Khamenei do que qualquer coisa. Mas o que realmente parece que a briga mesmo acontece nos bastidores e é entre Khatami Khamenei e Rafsanjani.

Esses sim são os personagens principais.

Mas há alguns pontos positivos nisso tudo. Primeiramente ficou provado que cada dia mais os governos perdem a capacidade de controlar informações. As novas tecnologias estão desempenhando um papel fundamental na relação entre as pessoas.

P.S.: O melhor lugar para acompanhar os acontecimentos no Irã é o blog do Pedro Dória.

Anúncios
Categorias:Irã Tags:
  1. junho 18, 2009 às 2:47 pm

    Do meiio pro fim do texto você por acaso não confundiu Khatami e Khamenei?

    Nada que altere o sentido principal, com o qual tendo a concordar.
    Se bem que, como disse antes, a gente nunca sabe como essas coisas terminam.

  2. vilarnovo
    junho 18, 2009 às 5:47 pm

    Valeu Luiz! Correção efetuada!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: