Início > Atualidades, Economia > Inadimplência

Inadimplência


Reportagem de hoje da Folha:

A inadimplência dos consumidores brasileiros subiu em maio e chegou a 8,6% dos empréstimos do sistema bancário, segundo dados do Banco Central. É a taxa mais alta da série histórica do BC, iniciada em junho de 2000. No caso das empresas, a inadimplência passou de 2,9% para 3,2%, maior desde 2001.

A alta do consumo interno brasileiro nos últimos anos foi calcado, principalmente, pelo aumento da disponibilização de crédito. Só que diferente de países desenvolvidos, nosso crédito sempre foi muito caro por conta dos juros cobrados. Muitos dizem que o spread bancário é maior vilão. Com certeza é uma das causas e a mais fácil de se atacar politicamente.

Há outros motivos:

a) Falta de competição no mercado: os seis maiores bancos brasileiros detém 87% dos depósitos. Os dois maiores Bancos estatais detém 40% desses depósitos e cobram taxas semelhantes aos outros bancos;

b) Insegurnça jurídica: como vivemos no país dos coitadinhos as decisões judiciárias quase sempre se mostram bem favoráveis aos tomadores de empréstimos. As execuções judiciárias são difíceis, recuperar ativos quase impossível. Isso tudo eleva os custos dos empréstimos.

c) Falta de poupança interna: como o governo é um dos grandes tomadores de empréstimos falta dinheiro para emprestar aos cidadãos.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: