Inicial > Atualidades > Honduras

Honduras


Parece que o bixo está pegando no país caribenho. Aparentemente, o presidente Manuel Zelaya mais um dos representantes do bolivarianismo, decidiu que iriam realizar uma consulta para aprovar a reeleição. A Suprema Corte do país declarou que a consulta seria ilegal porém Zelaya decidiu ignorar a Suprema Corte.

A situação ficou pior quando o Chefe das Forças Armadas do país se recusou a cumprir as ordens de Zelaya em dar suporte logístico e de segurança à consulta. Zelaya em suas condição de Chefe das Forças Armadas destituiu o General. E aqui é bom que se diga: o General aceitou sua dispensa dizendo  “Somos prudentes e aceitamos a decisão do presidente, a quem respeitamos e que tem o direito de demitir quem quiser”.  Porém a Suprema Corte cancelou a dispensa do General. O assunto tornou-se uma batalha política. O Presidente calcado na sua condição de Chefe das Forças Armadas e a Suprema Corte na lei que afirma que um militar não deve acatar ordens ilegais.  Detalhe: o Ministro da Defesa, seguindo o General, renunciou ao cargo.

Agora Zelaya está sendo investigado no Congresso e não tem apoio nem de seu próprio partido. Chavez, como não poderia deixar de ser, já está se metendo no bedelho e vários aviões venezuelanos já foram avistados pousando em Honduras.

O clima está tenso e quem quiser mais informações pode consultar o El Heraldo.

  1. Darwinista
    junho 27, 2009 às 1:45 am

    O que é isso, a febre das reeleições assolando a A.L.? Ô povinho que não consegue se acostumar com a democracia…

    As tags pra esse post estão sensacionais.

    Abraço.

  2. junho 27, 2009 às 2:39 pm

    Ontem deixei um comentario por aqui. Devo ter feito alguma coisa errada pelo jeito, pq não está aparecendo.

  3. junho 29, 2009 às 11:16 am

    O bicho pegou la em Honduras…

    E concordo com o Darw: tem uma turma que não consegue se acostumar com a democracia. E isso transcende posições ideológicas…

    No caso em de honduras, sem conhecer os detalhes, acho que todos tem uma parcela de culpa na confusão. Principalmente o presidente.

  4. junho 29, 2009 às 12:39 pm

    Agora vi mais detalhes sobre Honduras.

    O presidente não é grande coisa, mas um golpe é um golpe. Já deveríamos ter ultrapassado essa fase aqui na AL. E até parecia que já havíamos ultrapassado…

    Meio off-topic:

    Vendo as notícias na TV, eles mostraram uma imagem da TV estatal venezuelana, que reproduzia o áudio de uma fala do Chavez no rádio sobre Honduras.

    Mostrava um mapa da Venezuela acrescido de metade da Guiana…

    Eles ainda estão nessa novela ???

  5. vilarnovo
    junho 29, 2009 às 2:04 pm

    Pois é Luiz o caso é meio difícil de ser analisado. Pelo que tenho apurado o Presidente tinha uma ordem de prisão feita pelo Supremo Tribunal.
    O que está passando batido pela imprensa foram as fartas vezes que Zelaya solapou a constituição e as instituições (e os demais poderes) do país para dar cabo de seu objetivo político.

    Não concordo com o desfecho, acho que existiriam outras opções, mas estando de “fora” é muito mais fácil dizer isso sem estar de posse de todas as informações disponíveis.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário