Início > Atualidades > O erro de Honduras

O erro de Honduras


Talvez no post abaixo fique parecendo que sou favorável  Golpes. Não sou. Reconheço que da maneira que foi executado o que aconteceu em Honduras pode ser sim caracterizado como golpe. Mas qual a meneira apropriada para tratar com um caso daquele?

O mais certo seria ter prendido o presidente ou o afastado das funções durante uma investigação. Provas e motivos havia. O fato é que Zelaya já estava tentando dar um golpe quando convocou o exército a executar uma medida definida como ilegal pela justica e pelo congresso.

O erro foi ter enviado Zelaya à Costa Rica. Não sei bem porque essa decisão foi tomada, pode ser que no futuro deem uma explicação melhor, mas que a princípio foi uma decisão errada não há dúvidas.

Democracia não existe fora de um império de leis. Zelaya desobedeceu esse princípio e decidiu legislar por conta própria. Estava errado de diversas maneiras.

Mas ao deportar o presidente, as autoridades hondurenhas erraram, já que ele deveria ter sido julgado, com direito a toda defesa prevista na constituição hondurenha. Nada disso iria atrapalhar a democracia já que as eleições estavam e continuam marcadas.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: