Início > Uncategorized > Flamengo Hexacampeão!!!

Flamengo Hexacampeão!!!


Ainda existe muita dúvida sobre o título do Flamengo de 1987. Muito papo e pouca certeza. Vou tentar em poucas linhas resumir o que aconteceu naquele ano.

A CBF que organizava o Campeonato Brasileiro estava sem dinheiro, falida. Não tinha dinheiro para bancar as passagens e hospedagens dos atletas. Afirmou que por conta disso não iria organizar o campeonato. Além disso as confusões dos campeonatos anteriores que chegavam a contar com 80 times aprofundaram a questão. Alguns clubes da elite do futebol brasileiro resolveram colocar a mão na massa e organizar um campeonato que seria revolucionário em algum sentidos.

Esses clubes de elite se juntaram em uma organização que ficou chamada de Clube dos 13 e era composta por: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, São Paulo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Bahia.

O campeonato foi revolucionário por pela primeira vez contou com o suporte de patrocinadores. A Coca-cola, Varig e a Rede Globo de Televisão bancaram a realização do campeonato. E para completar foram convidados Goiás, Santa-Cruz e o Coritiba.

Vale lembrar, e essa informação é muito pertinente, que o Presidente do Clube dos 13 era na época o Sr. Carlos Miguel Aidar, Presidente do São Paulo.

A expectativa tornou-se enorme e de antemão todos previam um campeonato de muito sucesso. Percebendo a burrada que fizera, a CBF que vivia uma disputa interna entre Octávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid, resolveu mostrar seus músculos e interferir no campeonato que já estava pronto e acabado.

A CBF determinou então que a Copa União, criada pelo Clube dos 13, iria ser o Módulo Verde e o Módulo Amarelo, criado pela CBF por motivos políticos, iria abrigar outros times.

As regras do campeonato já estavam feitas quando a CBF quis impor um cruzamento entre os vencedores dos Módulos Verde e Amarelo. O Clube dos 13 foi contra. Lembrando que o Presidente do Clube dos 13 era o Presidente do São Paulo.

O campeonato transcorreu sem problemas nenhum. Com uma superioridade dos times de Minas nas primeiras fases e uma arrancada espetacular do Flamengo nos playoffs finais sagrando-se campeão e o Internacional vice.

No Módulo Amarelo, primor de organização, o campeonato não foi decidido na bola. Após um empate em 11 a 11 na disputa dos pênaltis os presidentes do Sport e do Guarani, decidiram ali mesmo, entre um cafezinho e um copo de wisky que ambos os clubes seriam campeões. Assim mesmo. Porque jogar bola se podemos decidir que ambos são vencedores?

Como o regulamento da CBF, não aprovado pelo Clube dos 13, previa um confronto entre os Módulos tanto o Flamengo campeão e o Internacional vice campeão recusaram o cofronto entre o Sport e Guarani, perdendo suas partidas por WO apenas para a CBF.

Vale lembrar novamente que a decisão de não participar foi feita pelo Clube dos 13. Como nesse país alguns homens honram o que possuem entre as pernas e outros não, o presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, a vida inteira afirmou que o Flamengo foi o legítimo Campeão Brasileiro de 1987… até o São Paulo conquistar seu quinto campeonato o que lhe daria o direito da famosa “Taça de Bolinhas” da CBF. Depois do quinto campeonato do São Paulo o Sr. Carlos Aidar mudou de idéia. Grande prova de caráter.

Vale lembrar que o Conselho Nacional de Desporto, órgão que regulava os esportes no Brasil confirmou o campeonato para o Flamengo, algo que a CBF não acatou e que o Sport apenas “ganhou” o campeonato na Justiça Comum, algo que tanto a CBF quanto a FIFA proibem.

Fato é que a FIFA inclusive ameça de expulsão qualquer clube que entre na Justiça Comum para dirimir pendências esportivas.

Mas como a CBF estava em briga com o Clube dos 13, preferiu calar-se. Coisas do Brasil.

Não há a menor dúvida que o Flamengo foi o legítimo campeão brasileiro de 1987. Menor dúvida disso.

Um time que tinha Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo, Jorginho, Bebeto, Aílton, Renato Gaúcho, Zico e Zinho não teria medo nenhum em jogar com o time do Sport.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. dezembro 10, 2009 às 7:01 pm

    Pablo, também acho que o Flamengo foi o legitimo campeão de 1987 e ganhou com méritos — e com sorte — o campeonato de 2009. O que aconteceu em 87 foi o primeiro passo para a organização do campeonato nacional que acho que está com a fórmula certa, apesar do Márcio Braga ter reclamado na cerimônia de premiação. Campeonato de pontos corridos ganha o time de melhor regularidade e faz com que os clubes tenham organização. O Grêmio só se organizou depois que caiu para a segunda divisão.

  2. vilarnovo
    dezembro 11, 2009 às 11:19 am

    É verdade. O Márcio Braga deu uma tremanda bola fora. Ele quer um campeonato aos moldes dos campeonatos americanos. Ele quer uma final estilo Super Bowl. Isso não é tradição no Brasil. Ele só se interessa por renda de TV. Ele mesmo afirmou que o Flamengo vendeu mais de um milhão de camisas esse ano. Tem uma torcida de mais de 30 milhões de brasileiros e ele só se preocupa com renda de TV?
    Logicamente que é importante mas está fora da realidade.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: