Início > Mudanças Climáticas > Em defesa dos céticos

Em defesa dos céticos


Tenho estudado o assunto “Aquecimento Global” durante anos e sempre estive ao lado de céticos. Para mim não há espaço para consenso na ciência. Acreditávamos que a Terra era o centro do Universo, acreditávamos que a Terra era estática e o Sol gravitava em torno do nosso planeta. Foram céticos como Copérnico e depois Galileu Galilei que desafiaram o consenso da época descobrindo maravilhas sobre o universo. E isso aconteceu com todos os grandes cientistas da estirpe de Newton, Darwin e Einstein.Todos eram céticos. Todos desafiaram o “consenso” de suas épocas. Alguns foram excomungados, ameaçados, desgraçados por sua ciência.

A noção de que os céticos não querem fazer absolutamente nada está errada. Os céticos acreditam que o papel da boa ciência serve para que decisões sejam feitas embasadas em dados científicos sérios. Acreditam que o carbono não é o responsável pelo aquecimento global. Isso não quer dizer que nada deva ser feito. O homem sim muda o ambiente em que vive. Construímos cada vez mais cidades, asfaltamos cada vez mais ruas, destruímos cada vez mais as margens de rios e lagoas, represamos rios, modificamos geografias que existem em milhões de anos. Isso causa uma mudança na relação entre o homem e a natureza e porque não, com o clima. Cidades são conhecidas com ilhas de calor.

O que os céticos combatem é a noção de que inibir a presença do carbono na atmosfera resolverá o problema do aquecimento global. Isso é errado. Os impactos do aquecimento global não serão medidos em aumentos em graus e sim nas consequências de fenômenos naturais que hoje, e sempre, foram parte de nosso planeta. Quando os vikings colonizaram a maior ilha do planeta e lhe deram o nome de Greenland, o fizeram pois essa ilha era verde e não o deserto branco de hoje. As temperaturas na época eram maiores que as atuais. Quando a neve começou a cair, tiveram que abandonar Greenland. Foi o aquecimento global o responsável por isso? Seria os vikings responsáveis pelo primeiro aquecimento e depois resfriamento do mundo? Será que os vikings param de lançar carbono na atmosfera para que as temperaturas caíssem?

Não haverá mais ou menos alagamentos por conta do aquecimento global. Mas haverá mais alagamentos pois cada vez mais impermeabilizamos os solos das cidades com asfalto. Haverá mais alagamentos pois cada vez mais causamos o assoreamento dos rios pela destruição de suas margens.  Haverá mais desastres porque construímos ilegalmente nas encostas. A tragédia de Nova Orleans foi causada pelo ser humano e não por um furação de classe 1.

O maior alerta que os céticos fazem é que estamos gastando bilhões, talvez trilhões em projetos que não resolverão absolutamente nada, onde os reais problemas estão sendo ignorados. É esse o desejo dos céticos, não que nada seja feito.

Atualização: Esse artigo foi publicado na página eletrônica de Opinião do jornal “O Globo”.

Anúncios
  1. senna madureira
    dezembro 15, 2009 às 5:11 pm

    Nobre Pablo

    Parabéns pela publicação do seu artigo no jornal O GLOBO.

    Aquele diário bem que podia publicar TODOS os seus artigos.

    Vc. merece

  2. Frank Pruzaesky
    dezembro 18, 2009 às 3:15 pm

    Prezado Pablo,

    muito bonito e bem escrito seu post. demonstra conhecimento de português.

    mas, na opinião da maioria (à qual me sumo, sabendo que posso ser confundido com mais um zé-ninguém quando poderia ser confundido com um Einstein se me somasse aos céticos) o mundo vive um momento inédito – inédito no sentido mais amplo do termo – e se não se tomam medidas que amenizem os efeitos que se prognosticam, “quando” os céticos reconhecerem que estavam errados não “vamos” ter tempo de remediar…

    pode ser que tudo não passe de exageros e que o mundo não acabe, mas pode ser que a greenland volte a ser verde para regozijo dos vikings e desastre do resto da humanidade. quais vão ser as consequências de uma atitude “irresponsável” hoje? vamos pagar para ver?

    câmbios ocorreram na atmosfera e no mundo nos últimos 14 milhões de anos mas, que eu saiba, foi só nos últimos 100 anos que se queimou petróleo e carvão adoidado…

    atte,

    Frank

    PS. gostei do cartaz da feira do livro de Madri…

    • vilarnovo
      dezembro 18, 2009 às 5:47 pm

      Frank,

      Primeiramente obrigado pela visita.

      Nossos pontos de vista não são diferentes. Algo tem sim que ser feito. Mas baseado em uma ciência livre de fraudes e manipulações políticas.

      Imagine, apenas imagine, que o CO2 não seja responsável pelo aquecimento global. Não estaríamos jogando recursos importantes pela janela? Recursos que seriam melhores aplicados preparando as populações para mudanças climáticas?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: