Início > Atualidades, Economia > Pacote econômico Norte Coreano

Pacote econômico Norte Coreano


Algo que tem passado batido pela imprensa brasileira são os últimos acontecimentos na Coréia do Norte. O governo norte coreano enfrenta séria dificuldade financeira decidiu realizar um tipo de sequestro de poupança. O governo norte coreano promoveu uma grande depreciação da moeda nacional e depois criou outra moeda com taxa de câmbio de 100:1. A medida visa um maior controle sobre o dinheiro nas mãos da população e barrar a tentativa das pessoas em trocar suas moedas para o Yuan chinês ou o Dólar americano no mercado negro.

De acordo com fontes internacionais a troca da moeda foi caótica e trouxa um impacto devastador aos norte coreanos. As forças de segurança da ditadura norte coreana foram acionadas para conter os protestos. Incrivelmente durante as transmissões alertando sobre o pacote econômico o governo anunciou para as pessoas não danificarem as notas antigas. Motivo: danificar o dinheiro onde é estampada a foto do “Grande Líder” é considerado traição. Aliás, isso acontece não só com dinheiro. Danificar qualquer imagem do líder norte coreano é considerado traição.

Com a taxa de poupança dos norte coreanos é baixa, a medida atingiu em cheio a população. Como meio de conter a inflação e angariar divisas,  cada cidadão só poderá trocar 150,000 wons em dinheiro e 300,000 em contas bancárias. Essa medida fez com que muita gente simplesmente perdesse as economias de vários anos.

Desde o início do pacote vários protestos aconteceram em Pyongyang e em outras grandes cidades. Já foram executados doze líderes de protestos e dois “doleiros”. O exército está em alerta para evitar fugas em massa desse paraíso socialista.

Atualmente há um plano para banir qualquer estrangeiro do país de 20 de dezembro até início de fevereiro. Uma fonte alerta que o consulado norte coreano em Beijing parou de emitir vistos necessários para a entrada no país.

Um dos motivos seria esconder do mundo os protestos e a real situação do país.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: