Início > Uncategorized > Informe de Inteligência

Informe de Inteligência


China parte para o ataque…

– O Contra Almirante chinês Yin Zhuo afirmou que a China deveria possuir uma base naval que dê suporte às operações contra a pirataria no Golfo de Aden. Afirmou que não é o caso de uma expansão naval chinesa, apenas que a base serviria de apoio para esse tipo de operação. Sua declaração veio dias após um navio chinês e sua tripulação de 25 marinheiros ter sido resgatado das mão dos piratas somaliano. Não se sabe se houve pagamento de resgate apesar dos especialistas afirmarem que é a possibilidade mais plausível.

A Índia, que disputa a hegemonia do Golfo de Aden com a China ficou de cabelos em pé. Muito provavelmente o Contra Almirante lançou a declaração, que segundo ele é uma posição pessoal, para verificar a reação internacional. Conhecendo a China, declarações pessoais é algo que não existe.

– Uma lei chinesa causou reações no Vietnam e no Japão a respeito de ilhas que esses países reivindicam como território. De acordo com essa lei as ilhas de Spratly e Paracel seriam territórios chineses. O Vietnam protestou. A lei também engloba ilhas em disputa com o Japão e a ilha de Taiwan.

…e o Japão e a Índia reagem

– O Japão e a Índia iniciaram acordos bilaterais de cooperação em segurança. Segundo esse acordo os países irão garantira a segurança de livre passagem de navios comerciais no Oceano Indico. Japão e a Índia não são competidores porém possuem um inimigo comum que é a China

Índia muda sua doutrina militar

– A Índia decidiu reformular sua doutrina militar para prever uma guerra em dois fronts contra a China e o Paquistão. A nova doutrina prevê que em um conflito a China e o Paquistão juntariam seus esforços de guerra. Novas unidades foram estacionadas na fronteira com a China na região disputada de Aksai Chin.

Yemem a Al Qaeda

– O governo do Yemem afirmou que existem cerca de 300 membros da Al Qaeda no país. Pat Buchanan comentou que a tentativa de ataque terrorista recente demonstrou a inutilidade da Guerra no Afeganistão. Não concordo com ele. O aumento de operativos da Al Qaeda no Yemem é consequência direta das guerras no Iraque, Afeganistão, Paquistão e das operações realizadas pela Arábia Saudita. A Al Qaeda escolheu o Yemem pelo seu governo fraco e população pobre e pela proximidade com a Arábia Saudita.

Coréia do Norte e sua economia

– A Coréia do Norte continua sua desastrada tentativa de melhorar sua economia. Recentemente lançou uma lei proibindo o uso de moedas estrangeiras no país. Alguns analistas afirmam que o pacote foi uma tentativa atrapalhada de uma abertura econômica. Infelizmente os Norte Coreanos confundiram abertura econômica com uma maior centralização e estatização do sistema.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: