Início > Cinema > Avatar

Avatar


Pois é, eu vi. Duas vezes. O filme é excelente. Não pela sua história que é boboca demais, mas a tecnologia empregada no filme é impressionante. Logicamente estou me referindo à versão 3D. O último filme 3D que eu havia vista foi um do Freddie Kruger…

A grande vantagem é que o diretor de Avatar, James Cameron, mudou um pouco o conceito do uso do 3D. Ao invés do espectador ser bombardeado por objetos, Cameron os inclui no filme. É como se quem estivesse no cinema fosse um dos personagens ou um espectador privilegiado das paisagens e da aventura.

O visual é impressionante. Muitas cores ácidas. Aliás, parece que Cameron desenhou um filme em uma viagem de ácido. Mas há algo a ser dito: veja algumas imagens do filme:

Notem as montanhas flutuantes e os dragões...

Mais essa:

Novamente os dragões e as grandes montanhas.

Mais uma:

Vegetação exuberante e árvores gigantescas.

Agora comparem com o trabalho de Rogert Dean que fazia para muitas capas de disco de bandas de rock progressivo das décadas de 60/70 como o Yes:

Os dragões e a vegetação exuberante...

Está tudo lá…

... as montanhas flutuantes

E até mesmo as formas das estruturas.

Quem viu o filme lembrará dessa estrutura em arco.

Fica muito difícil não encontrar paralelo entre o visual de Avatar com o trabalho de Roger. Mas na verdade isso pouco importa. O filme tem grandes méritos, é um trabalho visual espetacular e merece ser visto. Em 3D, claro.

Dica do Hermenauta via io9.

Categorias:Cinema Tags:
  1. Totine
    janeiro 15, 2010 às 7:04 pm

    Sr. Pablo, após ler seu artigo me sinto até entusiasmado pra assistir o filme que resisti tanto… A falta de uma história que justificasse minha ida ao cinema, me fazia sempre optar por outros filmes em cartaz.
    Agora, vou assistir! Mas duas vezes, não sei… É tão impressionante assim? O que o levou a assisti-lo pela segunda vez?
    Cumprimentos pelo blog interessante e coerente.

    • vilarnovo
      janeiro 15, 2010 às 8:35 pm

      Olá Totine,

      Eu já conhecia a história do filme, e em se tratando de Cameron, não esperava nada muito profundo em termos de roteiro. Mas, como é Cameron, tinha a certeza de um trabalho impressionando na parte técnica, tal como Titanic.

      Se vale a pena? Com certeza. Mas em 3D. Se não for 3D, na minha opinião não vale.

      Assisti pela segunda vez pois fui ver em uma sala com exibição digital. Como o filme é 60% digital queria saber se encontraria alguma diferença entre o digital e o não digital. Não percebi muita diferença. Talvez o som na segunda vez estivesse melhor, mas aí acho que foi mais pela diferença da sala de exibição.

      E pode esperar, já há informações que outros filmes serão reeditados em formato 3D. Peter Jackson já disse que irá relançar “O Senhor dos Anéis” e George Lucas também irá relançar “Guerra nas Estrelas”. Todos em 3D. Se essa turma da pesada decidiu isso é porque a tecnologia veio para ficar.

      Vá ver o filme e depois me conta o que achou.

      Obrigado pela visita!

  2. janeiro 16, 2010 às 7:23 pm

    Pablo, a tecnologia do filme é mesmo indiscutível, mas o filme é boboquinha. Mas esse comentário não é para falar sobre o avatar, é para falar sobre a sua frase: um blog bem pessoal e preguiçoso. Eu adorei. Talvez, essa seja a tradução mais perfeita que já li de ócio criativo.

  3. janeiro 18, 2010 às 3:51 pm

    Eu gostei – e muito – do Avatar. E a lembrança dos desenhos da capa dos discos (de vinil) do Yes tem muito a ver… Também acho muito boa a chamada do teu Blog: bem pessoal e preguiçoso.

  4. puta
    março 12, 2010 às 3:21 pm

    Comentário apagado.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

