Início > História > Pirâmides e Homens do Espaço

Pirâmides e Homens do Espaço


Um dos canais de televisão que mais gosto de assistir é o History Channel. Seus programas são fabulosos e só faço duas ressalvas: a imensa quantidade de intervalos (que são longuíssimos) e a quantidade de programas que tratam de extraterrestres frente a importância do assunto.

Os ufólugos de plantão que me perdoem, mas não há nada mais aborrecido do que ver um pseudocientista afirmando que as pirâmides foram feitas por homenzinhos de Marte. Quando não falam isso dizem que a “tecnologia” para a construção das pirâmides veio do espaço.

Ou seja, não havia mais nada de importante para ensinar aos egípcios do que construir sepulturas…

Mas vamos aos argumentos. Alguns dizem que seria impossível com a tecnologia da época a construção das pirâmides. Eu pergunto: porque? Toda a tecnologia que os egípcios precisavam estava lá: matemática, materiais, ferramentas, mão de obra especializada…

Outro argumento é a perfeição das pirâmides. E é aqui que a porca começa a torcer o rabo. Toda vez que você vê alguém falando das pirâmides sempre mostra as Pirâmides de Gizé. Essas representam todas as pirâmides por um simples motivo: foram poucas pirâmides que saíram perfeitas.

A construção de pirâmides começa na terceira dinastia, entre 2686 a 2613 antes de Cristo. E uma das primeiras pirâmides foi a do Faraó Djoser. Essa pirâmide é a típica construção que vários povos do mundo inteiro realizaram por volta da mesma época. É chamada de pirâmide de degraus.

Hoje sabemos o nome do arquiteto dessa pirâmide. Não foi nenhum marciano, mas sim Imhotep (sim aquele mesmo do filme “A Múmia”, porém sem relação histórica).

Outras pirâmides foram construídas na terceira dinastia, mas muitas delas não foram terminadas por vários motivos.

A construção de pirâmides teve o grande impulso na quarta dinastia do Rei Sneferu. Foi ele que patrocinou o grande impulso na construção desses monumentos. E é a prova viva de que os ufólogos são apenas uns preguiçosos.

Sua primeira pirâmide chamada de Meidum não deu muito certo. Na verdade ele se apropriou de uma pirâmide de degraus de seu antecessor e  preencheu os espaços vazios para criar o que chamamos de pirâmide verdadeira. A tentativa foi frustrada com o desabamento da cobertura.

A segunda pirâmide construída por Sneferu é que chamamos de pirâmide torta. Ela possui esse nome, pois começou a ser erguida em um ângulo de 55 graus de inclinação mas devido a instabilidade a partir de seu meio, o ângulo foi alterado para 43 graus.

Apenas na terceira tentativa Sneferu consegui seu objetivo de construir uma pirâmide verdadeira. Foi a Pirâmide Vermelha, a terceira maior do Egito.

Outras pirâmides foram construídas como as mais conhecidas como as pirâmides de Khufu (ou Cheops) e de Khafre que também construiu a Esfinge. Mas claramente o processo de construção das pirâmides foi de tentativa e erro e muito estudo. Não foi algo dado de mão beijada por visitantes espaciais. Levou tempo, custaram vidas, erros foram cometidos e consertados.

A melhor história das pirâmides não é de homens do espaço e sim das pessoas que trabalharam lá, a imensa maioria delas, contrariando o senso comum, de trabalhadores livres e assalariados que inclusive faziam greve.

E de onde os egípcios tiraram a ideia de construir pirâmides? Bom, eu posso dar um chute…

Será?

Anúncios
Categorias:História Tags:
  1. André
    agosto 11, 2010 às 8:02 pm

    Até que enfim voltou. Dê uma passada no NPTO porque a direita anda muito mal representada por lá.

    • vilarnovo
      agosto 12, 2010 às 2:27 pm

      Estou fora, em época de eleição não costumo visitar esses blogs… Idelber voltou, é uma boa notícia. A má é que voltou para fazer propaganda política…

      Eu fico impressionado como eles se diminuem intelectualmente para abraçar as mentiras de partidos políticos… é dose.

  2. jljlajlajlajjj
    outubro 31, 2010 às 12:02 am

    Algumas piramides são compostas de +/- 2.000.000 de pedras, e levara cerca de trinta anos para serem concluidas. 30 anos = 11.000 dias logo em cada dia deveria ser colocadas cerca de 190 pedras, isto é 20 pedras por hora. Hoje impossivel.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: